A MATERIALIDADE DA ARTE ESCULTÓRICA DE JOÃO OLIVEIRA E O DESVELAMENTO DA PRESENÇA DO UMWELT

Autores

Palavras-chave:

escultura, artes plásticas, Umwelt

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as produções artísticas de João Oliveira, com realização de análise iconográfica e formal de algumas de suas esculturas. A contemplação do conjunto imagético produzido pelo artista é capaz de revelar a presença do Umwelt, no universo de significação inserido na bolha subjetiva inerente a cada ser humano, pois é dos galhos retorcidos da umburana que surgem as formas convulsas de suas imagens. A análise iconográfica é predominantemente religiosa em contraposição ao profano. No conjunto de sua obra, é observada a presença de formas geométricas, reverberadas em cubos e formas circulares, similares a fitas que se entrelaçam, embora o artista demonstre a preferência pela figura humana. Em relação à materialidade de sua obra, o artista usa a umburana de espinho como suporte e procura fazer emendas quase sempre imperceptíveis, para encobrir nós ou imperfeições da madeira.

Biografia do Autor

Zozilena de Fatima Fróz Costa

Conservadora e Restauradora de bens culturais móveis (pintura e escultura). Doutora em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em Comunicação e Semiótica, PUC/SP. Especialista em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CECOR), Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Francisca Jheine Andrade Cunha

Professora de Artes Visuais e Língua Portuguesa. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduação em Letras (Português) pela UFPI. Graduação em Educação Artística pela UFPI.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS