Dançando entre os PCN's e a escola da Serra:
um encontro entre o texto e o contexto.
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso propõe analisar a experiência de ensino de Dança na Escola da Serra, localizada na rua do Ouro 1900, bairro Serra/região CentroSul, uma das poucas escolas de Belo Horizonte (MG) que têm a Dança como componente em sua estrutura curricular. Ao considerarmos a atuação da autora como professora de Dança nesse espaço desde 2014, busca-se refletir acerca do caminho percorrido pelo ensino da Dança na referida escola, a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). É na construção do diálogo entre a aplicação dos PCN’s e a proposta metodológica da área de Artes na Escola da Serra que se encontram as reflexões aqui apresentadas, enfatizando os desafios e obstáculos surgidos no processo. Partindo de uma perspectiva abrangente acerca da inserção das Artes no contexto escolar brasileiro, e de uma pesquisa bibliográfica sobre as legislações e diretrizes elaboradas nesse âmbito e do ensino de Dança nas escolas de Belo Horizonte, buscou-se delinear as especificidades da
situação analisada, fundamentando tal trajeto nos ensinamentos de Paulo Freire, nas contribuições de Isabel Marques em relação a Dança-Educação e na noção de experiência, defendida por Jorge Larrosa Bondía. Outras estratégias metodológicas utilizadas para a pesquisa apresentada foram: 1. Análise de campo do local de trabalho da autora (Escola da Serra), incluindo a elaboração e transcrição de entrevistas semiestruturadas com sujeitos diretamente envolvidos no processo – a saber o diretor da instituição, Sérgio Godinho e a professora de Artes Visuais e coordenadora da área de Arte, Juliana Palhares; 2. Análise bibliográfica comparativa com outros documentos que regulamentam o ensino de Dança, como as Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental: Arte, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (2010) e a Proposta Curricular de Arte dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os ensinos
Fundamental e Médio (2006), elaborados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; 3. Descrição e reflexão da proposição prática de ensino de Dança desenvolvida pela autora na sua atuação na Escola da Serra entre fevereiro de 2014 e julho de 2015. Por tais estratégias adotadas, o trabalho aqui apresentado reforça a concepção de pesquisa-ação prática, pois representa um estudo contínuo e sistemático que visa o aprimoramento da construção de ensino-aprendizagem com os estudantes, por meio da investigação da prática e dos sujeitos relacionados. Com o intuito, inclusive, de oportunizar aos presentes no dia da defesa pública desta monografia, uma maior aproximação da experiência vivenciada, relatada e analisada, foi construído uma espécie de instalação/memorial que ilustra algumas vivências significativas ao processo apresentado nesse texto. A conclusão mais potente dessa pesquisa refere-se à certeza de que será pela continuação de uma prática sempre reflexiva, crítica e consistente no ensino de Dança, que as respostas aos questionamentos encontrados se darão, em ações e perspectivas. A escolarização da Dança ainda é algo em formação, em todos os aspectos: na consolidação do acesso, nas possibilidades de estruturação metodológica, mas principalmente, nas problematizações advindas de sua efetivação no espaço escolar.