Abordagens pedagógicas no ensino-aprendizagem de dança em Belo Horizonte:
uma reflexão sobre contextos de formação.
Resumo
Tendo como fundamento um conjunto de abordagens pedagógicas (MIZUKAMI, 1986), a pesquisa busca refletir - de um ponto de vista histórico - sobre o ensino-aprendizagem de dança em Belo Horizonte, em três tempos. O primeiro é o tempo da memória, no qual se
realiza um levantamento bibliográfico que contempla alguns mestres formadores destacados na coleção Personalidades da Dança em Minas Gerais (2010). O segundo é um tempo de acontecimento, em que se aborda a instituição da Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Minas Gerais, realizando uma análise documental do Projeto Pedagógico do curso. O tempo de projeção é o terceiro, no qual se faz apontamentos a respeito do ensinoaprendizagem de dança na Educação Básica, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na expectativa da Base Nacional Comum Curricular. De tal maneira, investiga distintos contextos e tempos de formação em dança em Belo Horizonte, a fim de compreender, discutir e apontar os caminhos pedagógicos que têm sido trilhados entre eles.