Dança na adolescência:
uma experiência no terceiro setor
Palavras-chave:
Dança, Adolescência, Terceiro Setor, Dança - estudo e ensinoResumo
Esta pesquisa aborda a relação do ensino/aprendizagem de dança no desenvolvimento humano no âmbito do Terceiro Setor, especificamente o Projeto de Dança Intercâmbio Ative Arte, do Instituto Sócio- Educacional Verdadeira Identidade (ISEVI). O objetivo é compreender os sentidos atribuídos à experiência do dançar na perspectiva dos alunos adolescentes. Pretendeu-se desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório que se constitui como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas (escritas e orais). Este estudo está fundamentado na discussão sobre a participação da dança no desenvolvimento humano, desenvolvida a partir de Rudolf Von Laban e os estudos sobre adolescência, de José Outerial e Les Parrott. A pesquisa resulta em reflexões que possam melhor abranger as áreas
gerais e essenciais do contexto abordado, e ainda na elaboração de questões sobre as relações da dança no desenvolvimento humano dos adolescentes no âmbito do Instituto Sócio-Educacional Verdadeira Identidade (ISEVI). Além disso, considerando minha experiência nessa monografia de Trabalho de Conclusão de Curso como professora de dança do Projeto Intercâmbio Ative Arte pretende-se refletir sobre as possíveis contribuições da formação na Licenciatura em Dança para o ensino/ aprendizagem em dança no Terceiro Setor.