Percepções:
processos de criações em dança a partir de experiências táteis.
Resumo
Esta monografia tem como tema central "o toque no processo de criação" propõe investigar e analisar como o toque tem sido trabalhado no ensino da dança na escola básica, especificamente no Centro Pedagógico (CP) da UFMG, tendo como foco principal a
vivência do aluno. Para discutir sobre o toque na criação em dança, buscamos compreender a dança e o ensino da dança a partir da perspectiva da educação somática. A pesquisa abordou também o toque no desenvolvimento humano, na educação somática, na dança contemporânea e no contato improvisação no intuito de discutir sobre os temas que surgiram na análise dos dados coletados em campo. Esta pesquisa qualitativa teve seus dados obtidos por meio de questionário e entrevista com alunos do 2° ciclo, e de uma oficina prático-relexivo de dança cujo tema Metodologicamente, a pesquisa que deu origem às reflexões presentes neste trabalho se dividiu em três momentos: revisão bibliográfica, procedimentos desenvolvidos em campo (observações de aulas de Dança e aplicação de oficina prático-reflexiva), e análise dos dados coletados. A partir do diálogo dos processos desenvolvidos ao longo da pesquisa, este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma análise sobre como a prática da dança no CP ±UFMG faz uso do toque para desenvolver processos de criação em dança.