O ensino de dança nos projetos sociais:

as muitas vozes no Projeto Quik Cidanania.

Autores

  • Sarah Villar Lignani Henriques

Resumo

O ensino de dança em projetos sociais tem se tornado cada vez mais comum no cenário da região metropolitana de Belo Horizonte- MG. São diversas iniciativas com características específicas, mas que têm em comum o trabalho com ensino de dança de forma gratuita para a população de regiões menos privilegiadas economicamente. Dentre essas iniciativas, uma delas é o Quik Cidadania, um projeto de arte-educação desenvolvido pela Quik Cia. de Dança no bairro Jardim Canadá em Nova Lima. Esta pesquisa tem o objetivo de conhecer o que pensam os pais e/ou responsáveis, dos participantes do Quik Cidadania, a respeito do ensino de dança no projeto. A análise parte de entrevistas, realizadas através de questionários com as famílias dos beneficiários do projeto. A pesquisa bibliográfica que fundamenta esta pesquisa reflete parte do movimento de Arte/Educação no Brasil, o ensino de Dança no Brasil hoje, o contexto
dos projetos sociais e a apresentação do projeto Quik Cidadania. Os dados analisados apresentam as diversas opiniões dos responsáveis pelos estudantes a respeito do ensino de dança no referido projeto. É possível identificar que as famílias reconhecem a importância do ensino das artes de forma integrada, para o desenvolvimento dos seus filhos.

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso