Diálogos entre o ensino-aprendizagem em dança e questões de identidade cultural.
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso de Graduação em Licenciatura em Dança da UFMG propõe um diálogo entre o ensino-aprendizagem em Dança e as questões de Identidade Cultural abordadas por Stuart Hall (2015). Para isso, esta pesquisa se
fundamentou em uma relação entre as bibliografias do autor, livros e textos sobre o ensino-aprendizagem em Dança, os PCNs e em referências que dissertam sobre cultura e educação. O texto apresentado resultou da combinação entre a pesquisa bibliográfica e a performance “Eu, caleidoscópio”, um processo de criação em Dança desenvolvido pela autora como um espaço de prática das teorias pesquisadas. Por assim ser, o trabalho buscou reforçar a indissociabilidade entre corpo e mente, teoria e prática. Com a união entre as pesquisas bibliográficas realizadas e o processo de criação em Dança desenvolvido, observou-se que o presente trabalho pode contribuir para a compreensão de que as palavras carregam consigo uma infinidade de signos e significações. Os termos “cultura”, “educação”, “dança”, “sociedade”, “diversidade”, “pós-modernidade” e “identidade” também constituem conceitos que se esbarram e se entrelaçam a todo instante, conectados como numa teia, mas que nas práticas artísticas e pedagógicas em Dança por vezes, podem vir a ser banalizados e erroneamente empregados. Nesse trabalho, notou-se que constatar que as identidades dos sujeitos
refletem o contexto da pós-modernidade nos leva a ressignificar o nosso olhar e consequentemente, a Dança que fazemos e a Dança que ensinamos.