Levantando da cadeira:

a dança na escola básica, uma experiência.

Autores

  • Jéssica Aguiar Monteiro

Resumo

A dança na escola básica como disciplina curricular apresenta propostas de conteúdos para o corpo, que podem ser consideradas diferentes das “regras de comportamento corporal”, que tradicionalmente encontramos nas salas de aula. Essa resistência nos corpos atuantes na escola, em especial dos alunos, pode constituir um, dentre tantos outros, desafios para o professor licenciado em dança.
Essa pesquisa caracteriza-se, segundo Guido Engel (2000) como uma pesquisa-ação, e consiste de uma experiência com os alunos do 8º ano do ensino fundamental do CDV - Colégio Cenecista Domiciano Vieira em Belo Horizonte, onde foram desenvolvidas cinco aulas prático-teóricas. O objetivo principal foi o de investigar a relação dos alunos com os referenciais corporais extra-cotidianos que a
dança apresenta. Além disso, essa experiência procurou unir a teoria e a prática sobre o ensino e aprendizagem em dança, e refletir sobre as relações entre o professor de dança e os procedimentos metodológicos adotados em sala de aula. Para a elaboração dessas aulas pratico-teóricas foram usadas como referências, dentre outras, as propostas para o ensino da dança de Rudolf Laban,
Klauss Vianna, Isabel Marques e Paulo Pereira. 

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso