Teatro, corpo e homoerotismo

uma escrita performativa sobre o processo de criação do solo teatral “Canção de Engate”

Autores

  • Ítallo Vinícius Vieira Caixeta Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Belas Artes / Departamento de Artes Cênicas

Palavras-chave:

Homoerotismo, Processo de criação, Preparação do ator, Escrita Perfomativa

Resumo

Com o intuito de explorar modos de escrita a partir de pesquisas e processos de criação realizados no campo das artes, o presente artigo teve como objetivo apresentar o processo colaborativo de criação do solo teatral Canção de Engate por meio da escrita performativa (Saber de Mello; Aguiar; Belchior Santos; Pedroso de Oliveira; Franzoni, 2020). Partindo do homoerotismo como universo temático e estético explorado durante a criação do epetáculo, para tecer este trabalho teórico, foram utilizadas metodologias teóricas e práticas a partir da abordagem da pesquisa performativa (Prette; Braga, 2020) e da pesquisa biográfica (Delory-Momberger, 2016) e autobiográfica (Ostetto; Kolb-Bernardes, 2015). A estruturação desse artigo buscou responder à seguinte questão: como relatar, em um artigo acadêmico, uma pesquisa que parte do sensível, de memórias pessoais, de trajetória de vida e de experiências vividas, genuinamente, durante o processo criativo sem perder a dimensão do erótico (Lorde, 2009)? A título de recurso, foi feito o uso do diário de bordo – diário de criação – após ensaios e encontros, como ferramenta de documentação do processo e das descobertas ocorridas ao longo da criação. Em suma, este artigo apresenta, assim como o espetáculo, tentativas de cruzamento entre teatro, literatura e audiovisual ao explorar, enquanto chave dramatúrgica: o homoerotismo, uma infância no interior de Minas Gerais, uma escrita poética e uma atuação cênica. Este artigo intencionou experimentar uma linguagem acadêmica-cênica autoral atravessada pela memória, pelo corpo e pelo desejo

Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso