A Improvisação teatral a partir do tarô mitológico

Reflexões sobre o exercício cênico “Além das Cartas”

Autores

  • Kelly Júnia Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Belas Artes / Departamento de Artes Cênicas

Palavras-chave:

Teatro, Tarô, Improvisação

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a improvisação teatral, tendo como mote e disparador simbólico para a cena o Tarô Mitológico. A pesquisa tem como objeto o exercício performativo “Além das Cartas”, construído a partir da escuta sensível entre atriz, cartas e público, por meio da personagem Alma: uma cartomante que improvisa, durante a apresentação, leituras inspiradas nas lâminas sorteadas. Fundamentado na pesquisa performativa e em referências teatrais que abordam a improvisação como espetáculo, linguagem e prática criativa, o percurso metodológico envolveu jogos vocais e corporais, experimentações simbólicas com os arcanos, criação de partituras cênicas e composição de uma narrativa interativa. Como resultado, percebeu-se que o Tarô atua não apenas como ponto de partida, mas como estrutura viva e propulsora do processo criativo, revelando um Teatro ritualístico, sensorial e em estado de escuta e interação.

Publicado

2025-10-06

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso