Entre a imagem e o corpo

a composição cênica a partir do conceito de tableau vivant na encenação deEntre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Autores

  • Thalis Eduardo Bispo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Belas Artes / Departamento de Artes Cênicas

Palavras-chave:

Tableau vivant, Quadro vivo, Visualidade cênica, Atuação física, Corpo em cena, Encenação

Resumo

Este artigo aborda o conceito de tableau vivant (quadros vivos), trazendo reflexões a respeito da visualidade cênica na cena contemporânea, sobretudo na relação da imagem do corpo do ator e sua potência expressiva em um contexto artístico para criação e experimentação de um espetáculo cênico. O objetivo foi investigar como esse conceito pode ser mobilizado como um modo de composição, por meio de investigação inspirada na revisão bibliográfica e em processos criativos artísticos cênicos, com uma equipe artística composta por estudantes da Escola de Belas Artes da UFMG. A pesquisa bibliográfica atendeu aos estudos conceituais de Patrice Pavis, Margot Berthold, além de referências à obra de Bob Wilson e às discussões sobre visualidades da cena, dando bases teóricas para o desenvolvimento prático-artístico cênico do espetáculo Entre Quatro Paredes. A prática cênica resultante emergiu de um processo experimental, em que foram explorados estados de presença, gestualidades, composição corporal e visual, cenografia, figurino e iluminação em diálogo com a ideia de quadros vivos. Nas considerações finais, destaco a importância da investigação sobre a visualidade do corpo na cena. Mostro, ainda, o quanto um espetáculo cênico criado com apoio em procedimentos de uma pesquisa prática-teórica gera conhecimentos cênicos práticos experimentais revelados na própria expressão cênica mostrada ao vivo, como também teóricos para as questões levantadas.

Publicado

2025-10-07

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso