Professor-artista

reflexões acerca da experiência e trajetória de uma professora em formação

Autores

  • Maria Clara de Magalhães Amorim Universidade Federal Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

professor-artista, docência, formação

Resumo

O presente artigo pretende levantar reflexões pautadas na experiência e trajetória do percurso acadêmico de uma professora em formação sobre a nomenclatura professor-artista e suas possíveis compreensões. Afim de fomentar o tema, buscando promover pontos de vista possíveis de atuação pedagógica e formação desse sujeito dentro da academia. Para isso foram realizadas entrevistas com alunos do curso de teatro da UFMG (bacharelado em interpretação teatral e licenciatura) para compreender como e se o termo professor-artista é difundido e/ou problematizado dentro do currículo da graduação. Verificou-se que para muitos entrevistados o termo era desconhecido e que a concepção de que o professor de teatro é artista por promover processos criativos na escola ainda não faz parte das discussões do referido curso de graduação.

Publicado

2023-06-14

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso