O corpo no espaço
possibilidades de vetorização na escola
Palavras-chave:
Estudos da Performance, processos de ensino-aprendizagem, ações cênicas, subjetividadeResumo
Esta investigação tem como suporte teórico a perspectiva de produção de subjetividades de Gilles Deleuze e Félix Guatarri e os modos de produção teatral atravessados pelos Estudos da Performance, aplicados ao processo de ensino-aprendizagem. A reflexão a respeito destes modos de produção dentro da educação foi embasada pelas teorizações de autores que trabalham as interfaces entre Teatro e Educação a partir da perspectiva do sujeito, aproximando a experiência artística da experiência da própria vida, e pela experiência artística que resulta do por mim vivido e performado, dentro e fora de sala de aula. Em prática de docência, foram vivenciadas experiências que visavam desenvolver caminhos para se trabalhar o processo de ensino-aprendizagem em concomitância ao processo de criação, através da realização de ações cênicas no espaço-escola. A metodologia aplicada na reflexão teve como base o método autobiográfico. Seu resultado se deseja inacabado, em movimento, pronto para ser transformado. É nos textos, imagens, sonoridades e teatralidades que se articulam as reflexões e os devires.