Articulações teórico-práticas para uma pedagogia teatral

pedagogia do oprimido e teatro pós-dramático

Autores

  • Flávia Carvalho Arvelos Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Teatro pós-dramático, Trabalho em processo, Teatro - ensino e pesquisa

Resumo

Tendo como base a Pedagogia do Oprimido e a cena pós-dramática, a autora propõe uma articulação dessas referências estéticas e pedagógicas com o intuito de potencializar um processo de ensino-aprendizagem desenvolvido com um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Três Poderes. Durante suas reflexões, a autora aponta aspectos das metodologias assinaladas em isolamento e depois em conversação. Destaca as nuances que emergem dessa articulação em planos teóricos e práticos, embasando-se no processo desenvolvido em sala de aula. Os autores referenciais dessa proposta são Carminda Mendes André (2011), Paulo Freire (1978) e Hans-Thies Lehmann (2002; 2007), base para o desenvolvimento da articulação e prática proposta.

Publicado

2023-06-14

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso