A formação de jovens atuantes

apropriando-se dos princípios dos prin´cípios do Théâtre du Soleil

Autores

  • Juliana de Lima Birchal Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Théâtre du Soleil, encenação, improvisação

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo investigar os princípios de trabalho do Théâtre du Soleil e experimentar como estes princípios podem ser apropriados num contexto de ensino do teatro para jovens estudantes de uma escola particular em Belo Horizonte. A partir da pesquisa sobre o Théâtre du Soleil, chegou-se a alguns princípios elementares que norteiam o trabalho artístico da trupe - como o jogo, a improvisação e a escuta – e que foram as bases do processo criativo e pedagógico com o Grupo de Teatro do Colégio Marista Dom Silvério. Além de estarem relacionados a um modo de criação, estes princípios também dialogam com valores humanistas essenciais para a formação de cidadãos críticos e transformadores. Para tanto, foi necessário investigar outras práticas pedagógicas que dialogam com esses princípios, referenciando-se em Jean-Pierre Ryngaert (2009), Maria Lúcia Pupo (2005) e Marcos Bulhões Martins (2006).

Publicado

2023-06-15

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso