Capoeira Angola e teatro
diálogos possíveis para formação do ator
Palavras-chave:
Teatro - estudo e ensino, formação de atores, CapoeiraResumo
Esta monografia tem como objetivo estabelecer diálogos entre a Capoeira Angola e o Teatro, com o intuito de formular bases para a atuação docente na formação de atores, considerando como metodologia o princípio dialógico de Paulo Freire. O principal objeto de investigação é a experiência prática da autora durante o processo de criação do exercício cênico “Ítaca: um estudo sobre o retorno”, orientado pelo Prof. Dr. Fernando Mecarelli (EBA/UFMG) em 2010, do qual participou como atriz, pesquisadora e oficineira. Esta monografia traz em seu arcabouço teórico autores que desenvolveram pesquisas e outras experiências práticas, nas quais as relações entre as duas artes foram refletidas em processos teatrais. Como autores referenciais, a autora dialogou com produções de: Mestre Pastinha (1960); Paulo Freire (1987); Klauss Vianna (1990); Márcia Strazzacappa (1994); Marcos Breda (1999); Larossa Bondía (2002); Ana Mae Barbosa (2003); Evani Lima (2008); Flávio Alves (2003). Foi possível perceber que a capoeira angola, como prática artística imbuída de valores simbólicos e estéticos próprios, pode estabelecer diferentes diálogos com os parâmetros da linguagem teatral e
com o treinamento de atores, apresentando-se como um rico universo da cultura afro-brasileira a ser apropriada e explorada no ensino do teatro.