Relato de experiência

oficina de jogos teatrais e leituras de imagens realizada com alunos de licenciatura no campo (LECAMPO - UFMG)

Autores

  • Joselma Luquini Chaves Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

jogo teatral, artista-docente, teatro de figuras alegóricas, leitura de imagens

Resumo

A proposta da monografia é relatar e refletir acerca dos processos de ensino/aprendizagem, no campo da Pedagogia do Teatro, vivenciados na oficina de jogos teatrais e leitura de imagens, com os alunos do curso de Licenciatura do Campo. O material apresentado é resultado da observação e participação na oficina de jogos teatrais, realizada em fevereiro de 2011. Nela foram apresentados os principais procedimentos dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin, a partir da leitura de imagens, num processo denominado por Ingrid Koudela (2009) de Teatro de Figuras Alegóricas. Nesse contexto, se propôs a observação participante, registro
e a posterior discussão dos resultados obtidos ao longo da atividade, na qual foram utilizadas as seguintes técnicas de registro: diário de bordo, fotografia, filme e a leitura dos protocolos produzidos pelos alunos ao longo da atividade. Pretende-se, ao mesmo tempo, instaurar a memória da ação vivida e refletir acerca do papel dos jogos teatrais (Spolin Games) no processo de leitura de imagens, na construção da prática espetacular (Teatro de Figuras Alegóricas) e pedagógica no trabalho de formação docente, com não atores. Por fim, o que se propõe é a escrita de uma monografia-protocolo objeto de reflexão da prática pedagógica.

Publicado

2023-06-16

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso