Teatro, processos tecnológicos e internet
uma experiência de ensino na educação básica
Palavras-chave:
experiência docente, Videoteca de Teatro, Teatro - estudo e ensinoResumo
Este trabalho descreve e problematiza a experiência docente vivida a partir da disciplina Análise da Prática Pedagógica e Estágio em Teatro III previsto pelo curso de graduação em Teatro da UFMG, e de trabalho voluntário posterior à disciplina, realizado na Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, em Contagem, sob a ótica dos processos tecnológicos e digitais que foram desenvolvidos em um projeto dentro deste estágio chamado Videoteca de Teatro. Baseando-se nessa prática, esta monografia busca discutir os possíveis caminhos e diálogos que podem existir entre tecnologia e processos digitais com o ensino-aprendizagem em teatro nas escolas básicas, além de analisar e problematizar a prática docente como um todo, desde seus aspectos gerais (como contexto escolar, processos pedagógicos) até o momento mais específico, onde o projeto Videoteca de Teatro foi idealizado e executado na escola. Este trabalho também vem como continuidade de uma Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida durante o percurso curricular no curso de Teatro UFMG cujo tema foi Teatro e internet