O teatro como instrumento de encontro

a pedagogia teatral na desconstrução do mundo administrado

Autores

  • Marcos César Coletta Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - ensino e estudo, experiência docente, pedagogia teatral

Resumo

Estudo teórico-reflexivo sobre pedagogia teatral referenciado no pensamento pedagógico e artístico de Jorge Larrosa, Jerzy Grotowski e Peter Brook, como também em experiências práticas de docência em teatro, tanto em cursos livres e oficinas de iniciação teatral quanto nos estágios curriculares do Curso de Teatro vivenciados na escola formal. Este estudo busca analisar a função pedagógica do teatro a partir de uma visão educacional que pretenda proporcionar um ambiente aberto ao encontro, desconstruindo o discurso do conhecimento dominante enrijecido pela impessoalidade da cultura técnico-científica positivista e questionando a necessidade do
asseguramento de um mundo lido, interpretado e administrado

Publicado

2023-06-16

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso