Dramaturgia na escola formal

um estudo de caso de um grupo de estudantes iniciantes no teatro localizado na cidade de Contagem/MGs

Autores

  • Daniela Graciere Feitoza Diniz Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Dramaturgia, Escola formal, processo de ensino dramatúrgico, Jogos para escrita dramática

Resumo

O tema estudado neste documento trata do ensino da dramaturgia na escola formal, com o objetivo de analisar a importância das experiências com a leitura e escrita dramatúrgica no desenvolvimento da reflexão e das habilidades de jovens, ao iniciar o trabalho no teatro em uma escola municipal da cidade de Contagem. Utilizando para tanto a pesquisa bibliográfica e a metodologia de estudo de caso. O estudo permitiu compreender melhor a relação da dramaturgia e, portanto, do teatro no espaço escolar daquela comunidade: levando-nos a perceber que o incentivo ao desenvolvimento do interesse dos alunos pelo conteúdo de dramaturgia pode fomentar novas possibilidades na relação com o teatro na escola formal.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso