O método das perguntas de Pina Bausch no ensino de teatro

Autores

  • Bruna Betito Esbrilli Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - estudo e ensino, dança-teatro, Pina Bausch

Resumo

Esta monografia busca refletir sobre como o método das perguntas de Pina Bausch pode ser utilizado no ensino de teatro e em que pode contribuir para ampliar a nosso campo de estudo. Para tanto, iniciamos com um breve histórico sobre o ensino de teatro no Brasil, a fim de compreender as transformações ocorridas ao longo dos anos. Seguimos, então, com uma revisão bibliográfica, panorâmica, sobre o contexto histórico e artístico da dança-teatro e a trajetória de Pina Bausch, procurando relações entre esse universo artístico e o ensino de teatro que propomos nessa monografia. Depois disso, passamos aos relatos sobre a prática de
ensino realizada e às reflexões geradas sobre essa experiência. Compreendemos, no decorrer da pesquisa, que o método das perguntas coloca o sujeito em local de destaque e com autonomia no processo criativo, possibilitando maior acesso aos desejos e anseios dos alunos, abrangendo o que se encontra no Estatuto da Criança e do Adolescente que considera o aluno um “ator social e protagonista”. Observamos também que, com essa turma de alunos, o método das perguntas possibilitou o desenvolvimento de um
trabalho caracterizado pelo risco que o exercício expressivo e artístico pode significar. Isso permitiu também aos alunos focar e dar atenção para o outro e para a si mesmo, o que criou um tipo de convivência extracotidiana, que favoreceu a construção de um trabalho centrado nos alunos.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso