Sexualidade em jogo

o teatro na escola como arte de encontro e de resistência

Autores

  • Idylla Silva Silmarovi Ferreira Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teoria Queer, sexualidade, teatro - estudo e ensino

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso fala do teatro como arte de encontro e também resistência aos mecanismos de poder do Estado. Além disso, traz para o foco da reflexão os modos como a sexualidade tem sido tratada e discutida dentro da escola. Para isso, baseando-se principalmente nas pesquisas oriundas da Teoria Queer, analiso parte do processo criativo, no que diz respeito ao aquecimento corporal no Jogo do Abraço, desenvolvido com os estudantes do oitavo ano, turma 8D, na Escola Municipal Aurélio Pires. Essa prática se deu durante o período do qual participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no segundo semestre do ano de 2013. Também é utilizado como exemplo outro momento vivido dentro da mesma escola, porém, esse se dá entre professores fora da sala de aula, que, neste contexto, é usado para tratar da questão da formação de professores, tema abordado neste trabalho. Desse modo esta pesquisa propõe um ensino de teatro não-normativo, crítico e transgressor, que traga a subversão para dentro dos muros da escola.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso