O jogo de Impro e o trabalho de criação de cena a partir do texto

uma experiência no Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Autores

  • Diogo Horta Miguel Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Resumo

Esta monografia descreve e analisa a aplicação do Jogo de Impro no trabalho de criação de cena a partir de um texto, na disciplina Arte/Teatro no Ensino Médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A Impro como metodologia foi inicialmente desenvolvida por Keith Johnstone e tem por objetivo o treinamento de atores-improvisadores para a criação diante do público. Os jogos têm uma presença constante na Impro, assim como em outras metodologias de Ensino de Teatro como os Jogos Teatrais de Viola Spolin (1979), os Jogos Dramáticos de Jean- Pierre Ryngaert (2009) e outras propostas metodológicas recentes, o que ressalta sua importância no contexto do ensino do Teatro. A partir das definições do filósofo Johann Huizinga (2007) sobre o jogo este trabalho analisa as relações entre o jogo e a cena, tendo como referência o Jogo de Impro. Essas relações são propostas a partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e da prática pedagógica realizada no segundo semestre de 2009 no Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Nessa prática o Jogo de Impro foi aplicado na preparação do trabalho de criação de cenas a partir de um texto pré-definido. Observouse que essa prática metodológica contribuiu para o trabalho de criação de cena a partir do texto, permitindo maior expressividade e maior envolvimento dos alunos no trabalho.

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso