Juntes e misturades
práticas teatrais antirracistas e possíveis recortes do universo LGBTQIAPN+ na escola
Palavras-chave:
pedagogia do teatro, educação antirracista, educação antiLGBTQIAPN+fóbicaResumo
A proposta deste trabalho é apresentar caminhos possíveis para trabalhar, em sala de aula, práticas teatrais antirracistas, horizontais, aliadas com o universo LGBTQIAPN+, sendo assim, incluindo os marcadores sociais da diferença, raça, gênero, sexualidade e classe, trazendo também para as discussões, as possíveis potencias existentes e estratégias para vivermos melhor em comunidade, desejando o fim das desigualdades, violências e garantia de direitos, principalmente para as pessoas dissidentes, que são as que mais
sofrem com as estruturas sociais perversas e injustas. Viva o campo progressista! Viva as ações afirmativas! Este Trabalho de Conclusão de Curso é, também, um convite para embarcarmos juntes em um trem flutuante que, em cada estação, foca em vivencias da pesquisa, construindo uma organização do pensamento, dialogando com as experiências vivenciadas junte com alunes durante o estágio 3 e a Iniciação Científica, referenciando Grada Kilomba, Conceição Evaristo, Nego Bispo, Sueli Carneiro, bell hooks, Paulo Freire, Gê Viana, Jota Mombaça. E, ao mesmo tempo, propondo um arquivamento de uma parte da memória, uma possível contribuição de conhecimento, vivencias e experienciações de uma pessoa negre, trans não binárie, artista, professorie de teatro, artivista