De cabeça pra baixo

o ensino de Teatro na educação não-formal

Autores

  • Mayara Carvalho Dornas Machado Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - estudo e ensino, projeto - de cabeça pra baixo, teatro - infanto-juvenil

Resumo

O projeto “DE CABEÇA PRA BAIXO: O Ensino de Teatro na educação nãoformal” propôs o ensino de teatro para adolescentes interessados pela linguagem, por meio de uma oficina gratuita com duração de aproximadamente quatro meses. Objetivou-se o ensino da linguagem teatral e a metodologia utilizada para o ensino do conteúdo se baseou em diferentes teóricos, a fim de proporcionar ao aluno uma metodologia que permitisse um aprendizado durante o processo da construção de um
produto cênico, no qual o processo e o produto fossem lugares de aprendizagem, sem se sobreporem. O ponto de partida para a criação cênica foi por meio do interesse, da necessidade de expressão do aluno, ou seja, buscamos a formação de um sujeito ativo na
construção do discurso cênico. Assim, proporcionamos a vivência nos vários lugares da criação cênica, desde a produção e o figurino, até a atuação, instigando o surgimento do atuante criador e conhecedor de todo o processo de construção do espetáculo

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso