A peça didática como modelo de ação para o ensino de teatro na educação de jovens e adultos

Autores

  • M. Vinícius Peito Melo Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Modelo ação, Teatro - ensino e estudo, EJA, Brecht, Gestus

Resumo

Este trabalho propõe-se a analisar a pesquisa de campo realizada em 2012, cujo objeto foi a aplicação da Peça Didática “Aquele que Diz Sim, Aquele que diz Não” como instrumento do ensino de Teatro na Educação de Jovens e Adultos. Seu objetivo é descrever o processo de utilização do Modelo de Ação como molde a partir do qual os atuantes, através da dialética, “ensinam a si mesmos”. Esse aprendizado se deu com a historicização do texto da Peça Didática, entendida como parábola, de cuja autoria o próprio Brecht ‘abdica’, para que os atuantes tornem-se coautores em uma nova peça, contextualizada com suas experiências. A utilização de máscaras neutras foi um elemento catalisador do processo, revelando-se mecanismo acionador do efeito de estranhamento e facilitador da compreensão do conceito do Modelo de Ação para estudantes iniciantes em Teatro. Relatamos a recepção da proposta, avanços pedagógicos e como ocorreu a modificação nos atuantes, alunos do Ensino Fundamental, no contato com princípios dialéticos. Na análise de avaliações e registros procuramos aferir o desenvolvimento dos educandos em sua postura crítica, assim como de sua autonomia e consciência como sujeitos sociais.

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso