Do teatro à sala de aula
memórias reflexivas sobre uma trajetória docente
Palavras-chave:
Teatro - oprimido, EJA, Teatro - ensino e estudo, Metodologias teatrais, Narrativa autobiográficaResumo
Após refletir sobre a sua trajetória docente através de um memorial narrativo e autobiográfico, a autora propõe-se a analisar, tanto a si mesma enquanto professora, quanto a prática teatral realizada pela mesma no 1º semestre de 2013 no Centro Pedagógico da UFMG
com educandos da Educação de Jovens e Adultos. Faz-se uma recapitulação, através de relatos, dos procedimentos seguidos pela professora nesta prática – que é o foco da pesquisa –, e das escolhas feitas por ela antes, durante e depois do percurso traçado, tendo em vista as especificidades deste contexto. Apropria-se, em sala de aula, de algumas técnicas do Teatro do Oprimido, mesclando-as a outros métodos adquiridos ao longo de sua experiência ou por referenciais teóricos. O objetivo da pesquisa é verificar as implicações que têm a escolha desta metodologia no referido projeto, o que ela tem a contribuir nesse processo e contexto, além de refletir, explanar e desenvolver questões relativas à didática, ao professor, às funções pedagógicas do mesmo e aos processos de ensino e aprendizagem.