O jogo e a escrita

Processos de escrita dramatúrgica com educandos da Educação de Jovens & Adultos a partir de Jogos Teatrais

Autores

  • Gustavo Luiz Andrade de Oliveira Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Dramaturgia, Jogos Teatrais, EJA, Teatro - estudo e ensino, Dialogismo

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de transcriação de linguagens, a teatral (pautada na metodologia dos Jogos Teatrais de Viola Spolin) e a literária (pautada no instrumento de avaliação estética do protocolo criado por Bertolt Brecht), no intuito de introduzir o jogo como deflagrador do texto, estimulando ambas as habilidades no educando e permitindo-lhe criar associações criativas entre elas. Nossa prática pedagógica em Teatro foi realizada com educandos de duas turmas Iniciantes do terceiro ciclo (corresponde a 7º, 8º e 9º séries) do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o primeiro semestre de 2012. Essa é uma Modalidade de ensino desenvolvida no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos/2º Segmento (PROEF-2) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/EBAP/UFMG). Tivemos que nos atentar para as especificidades desses educandos, além de enfrentar o desafio do diálogo, no sentido que Bakhtin (1988) nos dá, entre duas linguagens aparentemente distintas, mas que possuem semelhanças em seu processo criativo: o jogo teatral e o texto literário. Além do dialogismo bakhtiniano, nos baseamos em pesquisa de Leite (2003), em especial na sua concepção sobre o terceiro papel do jogador-escritor: aquele que escreve durante ou depois do jogo teatral realizado, tomando, como referência, as imagens que lhe afeta para depois compartilhá-la com os outros jogadores.

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso