Cultivando o criar

na experiência teatral escolar

Autores

  • Clara Fernandino Dias

Palavras-chave:

ensino de teatro, processos criativos, criação artística, criatividade

Resumo

Neste estudo, reflito sobre criação artística no campo da Pedagogia do Teatro. Dentro dos limites e na moldura de um Trabalho de Conclusão de Curso, abarco relações entre o ensino escolar de Artes/Teatro e desenvolvimento de processos criativos como proposta
pedagógica. Partindo da problematização de que a criação entre estudantes não-atores é muitas vezes estigmatizada e repelida por causa de sentimentos como vergonha e medo de errar e também pela não familiaridade com o criar, levanto a necessidade de buscar recursos para tornar a prática criadora mais acessível e convidativa. Para tanto, revisito criticamente abordagens pedagógicas aprendidas em meu percurso na graduação em Teatro da UFMG, além da minha própria relação com a Arte, estimulada desde a infância, o que revela o caráter de pesquisa-depoimento deste trabalho. Por fim, proponho a criação de um Mapa Autoral a
partir de princípios levantados na pesquisa, visando guiar uma experiência criadora especialmente no ensino de Teatro. Apresento também um Projeto de Poética e Sequência Didática estruturados a partir daquela cartografia.

Palavras-chave: ensino de teatro; processos criativos; criação artística; criatividade.

Publicado

2023-04-27

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso