Reflexões acerca das diferenças ideológicas entre o teatro e a escola

Relatos de uma experiência

Autores

  • Lúcio Eduardo Honorato de Oliveira Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - estudo e ensino, teoria educacional, pedagogia teatral, relato de experiência

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre as diferenças conceituais entre o ensino de teatro e a escola tradicional. Para se definir o modelo de escola em questão e para refletir sobre os conflitos gerados pelo teatro no ambiente escolar, relato minhas experiências dentro da escola como aluno e como professor. Analiso como a escola lida com o teatro de forma equivocada, principalmente por um grande desconhecimento sobre a área. A fábula “As três Metamorfoses” de Nietzsche, sob a análise de Jorge Larossa, orienta a reflexão conceitual sobre o processo educacional que visa à liberdade e emancipação do sujeito. Por fim, analisarei o conceito de educação pela experiência, do qual o teatro se aproxima, contrapondo ao “saber pela informação” praticado pela escola. O teatro com seu saber específico é capaz de promover a reflexão de que outro tipo de educação é possível, de que o aprendizado pode ocorre de maneiras diversas.

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso