O sapateado americano como elemento facilitador no ensino das artes cênicas

Autores

  • Fernanda Cadete de Oliveira Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Sapateado Americano, Teatro - estudo e ensino, Pesquisa-ação

Resumo

Esta monografia está inserida no âmbito da pedagogia do Teatro e investiga o sapateado americano como elemento facilitador no ensino de Teatro. Partindo do pressuposto, de que o Teatro e a Dança desenvolvem vários elementos comuns ao ensino de arte como a consciência corporal (envolvendo equilíbrio, transferência de peso, deslocamento e lateralidade) e a musicalidade (envolvendo o pulso, o ritmo e a escuta), entendo que o sapateado americano trabalha estes simultaneamente por ter em sua particularidade um peculiar instrumento: um sapato com chapinhas de metal nas solas que evidenciam todos os sons do corpo que possam envolver os pés. Assim, presume-se que parte da percepção corporal do ator está diretamente conectada à percepção auditiva dos sons dos sapatos, o que facilita o entendimento de seus erros e seus acertos rítmicos. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer as relações existentes entre o sapateado e o ensino de Teatro. Para tal fim, a pesquisa apoia-se, como fonte de investigação, na pesquisa-ação. Como resultado desse processo, poderá surgir uma nova maneira de se apropriar de elementos teatrais através do sapateado americano.

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso