O professor multiperceptivo
como desenvolver a noção de ritmo pelo ponto de vista teatral
Palavras-chave:
polifonia, mousiké, multipercepção versus virtuosismo, bloqueios, ensino de Teatro, ritmoResumo
A autora do presente artigo tem como objetivo colocar em questão a relação do professor com outros campos do conhecimento, diferentes daquele específico da sua formação, que podem enriquecer suas aulas. A partir disso, direciona seu foco para a área do ensino de Teatro nas escolas e as relações que podem ser estabelecidas, principalmente, entre os diferentes campos da Arte – em
especial, a Música. Ao longo do artigo, desenvolve a ideia do professor multiperceptivo, definido como aquele que se mostra aberto a trabalhar parâmetros de diversas áreas através de seu próprio ponto de vista. A partir disso, coloca em pauta os bloqueios que podem surgir pela supervalorização do virtuosismo técnico, em detrimento da livre experimentação. De modo a desenvolver todos os pontos
de vista supracitados, a autora se embasa na metodologia proposta pelo professor e pesquisador Ernani Maletta, criada para o ensino e aplicação da leitura e composição de frases rítmicas, com base no ponto de vista teatral. O trabalho de Maletta se baseia na ideia de polifonia – conceito esclarecido ao longo do artigo – e desenvolve uma forma de trabalhar o ritmo sem a necessidade de um olhar sobre ele que seja necessariamente próprio de um profissional do campo musical. Além de muito relevante para o ensino do Teatro, encontrar caminhos para trabalhar o ritmo com alunos contribui para o objetivo principal da pesquisa desenvolvida: a criação de pontes e destruição de barreiras entre os campos do conhecimento.