O alvo como ferramenta pedagógica no processo de construção dramatúrgicas na educação de jovens e adultos
Palavras-chave:
Teatro - estudo e ensino, EJA, Teatro - jogo, Dramaturgia, Estúdio FisçõesResumo
Esta monografia busca investigar os impactos da aplicação de uma proposta de ensino teatral na Educação de Jovens e Adultos valendo-se de fundamentos da metodologia do Alvo, do encenador britânico Declan Donnellan, para se chegar à construção de propostas dramatúrgicas por meio de experimentações cênicas. Tais experimentações encontraram suporte teórico em uma investigação bibliográfica de estudiosos da pedagogia teatral que pesquisaram práticas de promoção da composição cênica partindo do jogo à cena. O texto comenta ainda o percurso e algumas contribuições que se sedimentaram na experiência no Estúdio Fisções. Foi utilizado neste estudo, além da revisão bibliográfica mencionada, uma observação participante, registros em diário de bordo e questionário. Constatou-se que a noção de Alvo contribuiu para que os alunos ampliassem sua concepção do termo dramaturgia para além da composição cênica.