Mémorias flutuantes e atos performativos
narrativas teatrais de um grupo de sonhadores
Palavras-chave:
Teatro - ensino e estudo, idoso, Atos Performativos, MemóriasResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso relata uma experiência de ensino em teatro realizada com um grupo de idosos, integrantes do Projeto Educação Física para 3ª Idade/ UFMG, no segundo semestre de 2013. A pesquisa está focada em atos performativos: maneira de propor aulas de teatro de forma livre e criativa com foco no outro, utilizando memórias como mote para expressão cênica em diálogo com a cena contemporânea. Este olhar para o ensino buscou investigar uma poética própria no ato de ensino-aprendizagem, além de trabalhar com a potencialidade, criatividade e imaginário da turma e de cada aluno. A partir do uso do Diário de Bordo, foram tecidas narrativas do processo vivido, articulando as apropriações feitas pelos participantes, marcas de suas teatralidades e experiências compartilhadas. Trabalhar com memórias gerou identificação, entrelaces entre realidade e ficção suscitando potenciais roteiros dramatúrgicos e vivências significativas em teatro.