Mémorias flutuantes e atos performativos

narrativas teatrais de um grupo de sonhadores

Autores

  • Vânia Pereira Silvério Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - ensino e estudo, idoso, Atos Performativos, Memórias

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso relata uma experiência de ensino em teatro realizada com um grupo de idosos, integrantes do Projeto Educação Física para 3ª Idade/ UFMG, no segundo semestre de 2013. A pesquisa está focada em atos performativos: maneira de propor aulas de teatro de forma livre e criativa com foco no outro, utilizando memórias como mote para expressão cênica em diálogo com a cena contemporânea. Este olhar para o ensino buscou investigar uma poética própria no ato de ensino-aprendizagem, além de trabalhar com a potencialidade, criatividade e imaginário da turma e de cada aluno. A partir do uso do Diário de Bordo, foram tecidas narrativas do processo vivido, articulando as apropriações feitas pelos participantes, marcas de suas teatralidades e experiências compartilhadas. Trabalhar com memórias gerou identificação, entrelaces entre realidade e ficção suscitando potenciais roteiros dramatúrgicos e vivências significativas em teatro.

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso