Dramaturgia e pós-modernidade
a experiência dos Ateliês de Escrita Dramática
Palavras-chave:
Pós-modernidade, Lyotard, Dramaturgia contemporânea, Ateliês de escrita dramática, Sarrazac, Teatro - ensino e estudoResumo
Sob a luz da teoria pós-moderna de Jean-François Lyotard ̶ para quem as sociedades contemporâneas vivem a crise da credulidade em metanarrativas, o presente trabalho revisa as condições das artes, sobretudo, do teatro e da dramaturgia na pós-modernidade. Partindo do conceito de pós-modernismo (Connor) e das teorias teatrais de Lehmann e Sarrazac, toma-se a produção contemporânea teatral (e, por conseguinte, a dramatúrgica) como performática, aberta e plural. Assim feito, este trabalho propõe a prática de Ateliês de escrita dramática franceses (Sarrazac, Durnez, Danan), revista no Brasil pela professora Adélia Nicolete, como abordagem pedagógica que leva em consideração as características, já citadas, da escrita pós-moderna. Por fim, é realizado um estudo de caso: a organização e condução de um Ateliê de escrita dramática na cidade de Belo Horizonte, nos meses de abril e maio de 2013.