Entre cabanas, malas e estrelas
o faz de conta em aulas de teatro no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Teatro - ensino e estudo, Infância, Faz de Conta, Medidor de InfânciaResumo
Esse Trabalho de Conclusão de Curso é um relato de experiência da observação de aulas de teatro realizadas no Colégio Santo Antônio, de agosto a novembro de 2013, em Belo Horizonte, pelo professor Lucas Fabrício Araújo. A observação buscou relações entre o faz de conta e o brincar, prática comum na primeira infância, em aulas de teatro no Ensino Fundamental I (alunos de 10 e 11 anos). A partir as anotações feitas em Diário de Bordo a pesquisadora refletiu sobre o que foi observado e noções teóricas obre imaginação, criatividade, faz de conta, teatralidade e educação. O trabalho procura traços de infância nos participantes e como esses traços se manifestam em sala de aula. Foram revelados momentos de faz de conta, brincadeiras, teatralidade enquanto os alunos dividiam experiências felizes e aflições, e assim pudemos refletir sobre a relação sociedade-infância através do conceito de “medidor de infância” apresentado por Manuel Sarmento (2003).