O Teatro no ensino emergencial remoto da EJA do Centro Pedagógico da UFMG
Palavras-chave:
Teatro - Estudo e ensino, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de Covid-19, Educação de Jovesns e adultos, Racismo, AntirracismoResumo
No trabalho O Teatro no Ensino Remoto Emergencial da EJA do Centro pedagógico da UFMG, um estudo de conclusão de curso, observamos e refletimos sobre as práticas de ensino de teatro na educação de jovens e adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos compreender o papel das aulas de teatro, sobretudo, em contexto remoto e pandêmico, na formação destes jovens, adultos e idosos do primeiro ano do ensino médio. Percebermos que, muitas vezes, há um distanciamento entre os educandos e esta área do saber. Esse distanciamento pode ser causado pelo entendimento inadequado, a nosso ver, de que a disciplina de teatro necessariamente está ligada à formação de atores. Por isso, buscamos desenvolver e analisar práticas docentes de teatro pautadas pelo diálogo e pela experienciação, por entendermos que o teatro, no ensino médio, pode ser mais significativo se for uma oportunidade de os estudantes viverem uma experiência teatral. Esta investigação está fundamentada principalmente nos pensamentos de Freire (1987, 1996, 2019) e de Lírio (2020). A experiência vivida com os estudantes da EJA foi desenvolvida de forma interdisciplinar, entre as áreas de teatro e português. Como culminância, o processo criativo proposto obedeceu às etapas de sensibilização, problematização, criação, registro e socialização, contando com vídeopoemas que versassem sobre racismo e estratégias antirracistas.