A preparação do ator para uso da máscara expressiva inteira na criação do trabalho cênico coletivo "Desperte!"
Palavras-chave:
Treinamento Psicofísico, Máscara Expressiva Inteira, Encenação teatral, AtorResumo
O artigo aborda três etapas que formam um treinamento para o ator vestir uma máscara expressiva inteira, com ênfase nos exercícios que auxiliaram diretamente o ator/orientando, para iniciar a criação de um trabalho teatral prático. Ao apresentar os exercícios organizados num breve sistema codificado de treinamento de atores, que permite atingir um estado psicofísico inicial para o uso da máscara teatral, aprendidos com o Professor Mestre Fernando Linares, analiso e elucido a contribuição desses experimentos, por mim realizados, durante a criação do trabalho artístico em questão. Como resultado, podemos concluir que, a particularidade desse treinamento psicofísico, promoveu a criação de uma técnica pessoal capaz de estabelecer uma importante função de prontidão psicofísica para a construção de uma obra cênica.