O Canto e a Interação Música-Teatro
a natureza polifônica da atuação do Cantor
Palavras-chave:
Canto, Atuação Polifônica, Música, Teatro, Expressividade Cênica, CorpoResumo
Neste estudo, a autora aborda a importância da expressividade cênica na apresentação musical do Cantor com base no conceito de Atuação Polifônica, desenvolvido por Ernani Maletta. A partir da interface estabelecida entre o Canto e o Teatro, busca identificar instâncias discursivas que compartilham conceitos entre esses campos do conhecimento, propondo um entendimento do trabalho do Cantor como uma prática polifônica análoga à prática cênica, em que elementos como a imagem, o movimento e o corpo em sua integralidade têm importância equivalente ao som vocal no desenvolvimento e execução da performance do Cantor. Para tanto, além de revisão bibliográfica sobre o tema, a autora analisa a prática artística de Ney Matogrosso, Kate Bush e Peter Gabriel, artistas reconhecidos por sua atuação polifônica, bem como sua própria recente experiência como cantora e atriz. Com esta proposta, visa instigar o Cantor a multiplicar seu leque artístico-expressivo e potencializar seu discurso, ao entender que o canto ultrapassa o fenômeno sonoro e, sendo assim trabalhado, abre margem para que o espectador tenha uma completa experiência sensorial no âmbito de uma apresentação musical.