Misturas artísticas e descobertas existenciais:
os meus passos nunca mais serão iguais.
Palavras-chave:
Teatro, Estudo e ensino, Hibridismo, Criação artísticaResumo
Nesta monografia perpasso por acontecimentos da minha infância e juventude formativa que culminaram no meu interesse de pesquisa: integração das artes. Durante o segundo semestre de 2022, vivenciei o ensino-aprendizagem e a integração entre Teatro, Artes Visuais, Música e Audiovisual, com três turmas de estudantes entre 10 e 12 anos no Programa de Imersão Docente do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para narrar minha experiência adotei a metodologia de escrita de Diários de Bordo (MACHADO, 2002; OLIVEIRA e BARBOSA, 2022), revisitados e estudados para compartilhar, criticamente,
minha experiência sob a ótica da Abordagem espiral/autoral (MACHADO, 2012; 2017; 2020; 2023), aliada à noção dos existenciais em pétalas da Flor da Vida (MACHADO, 2007; 2023). Concluo provocando os leitores a pensar outro modo possível de viver o ensino de teatro e de arte: sendo professores-performers, criando aulas que sejam convites aos estudantes a experienciar a arte como um lugar para habitar.