Relações entre arte e educação nos processos de criação

um olhar sobre A_GIRA e sua trajetória de emancipação e liberdade.

Autores

  • Clara Fadel Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro, Estudo e ensino, Liberdade, Autonomia, Paulo Freire, Processo de criação

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre as possíveis relações entre processos de criação artística e o campo da pedagogia, a partir da análise da trajetória do Grupo de Investigação e Reflexão em arte (A_GIRA), fundado em 2020 como projeto de extensão do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais. Na tentativa de entender os pontos de convergência entre artista-professor-pesquisador, o trabalho apoia-se na obra de Paulo Freire para propor uma reflexão sobre a experiência da A_GIRA, lugar em que a autora pôde experimentar o exercício dos três ofícios e questionar sobre arte e educação dentro e fora dos espaços institucionais. A partir do pensamento freiriano a respeito das ideias de autonomia e liberdade, a pesquisa apresenta uma análise do percurso do grupo, em caráter descritivo, traçando paralelos entre a teoria de Paulo Freire sobre a prática educativa e os processos criativos da A_GIRA pontuando a importância dessa experiência na formação da autora enquanto artista-pesquisadora-professora.

Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso