Em busca de um teatro negro vivo e em movimento
trajetória de um corpo-território dissidente na EBA/UFMG
Palavras-chave:
Teatro, Estudo e ensino, NegrosResumo
Este artigo reflete criticamente a respeito da presença do ensino e aprendizagem de Teatros Negros no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O recorte temporal da pesquisa compreende os anos entre 2017/02 a 2022/02, data escolhida de maneira simbólica a fim de referenciar minha trajetória escolar como graduando negro, pardo, no curso de Licenciatura em Teatro pela UFMG. Por meio de análise das ementas das disciplinas ofertadas no período citado acima e análise dos currículos dos (as) docentes, é proposto a busca pela presença do ensino e aprendizagem de Teatros Negros no curso. Inspirada e abençoada simbolicamente pela sabedoria de Abdias Nascimento, Evani Tavares, Leda Maria Martins, Marcos Alexandre e Nilma Lino Gomes, essa pesquisa aponta para a busca de uma educação afrorreferenciada, pautada nas potencialidades dos Teatros
Negros e seu ensino .