Pedagogia do espectador

análise crítica da montagem de um espetáculo infantil e uma proposição para a formação de espectadores

Autores

  • Leandro Bauer Bolina

Palavras-chave:

Teatro, Estudo e ensino, Teatro infantil, Telespectadores

Resumo

O presente artigo propõe uma análise pedagógica distanciada a partir da experiência atoral, vivenciada pelo autor, do processo criativo de um espetáculo infantil profissional (2022-2023) produzido para realização em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte/MG e região metropolitana. Em conjunto com o relato da experiência, realizou-se a análise pedagógica crítica e reflexiva a respeito do processo de criação e sua relação com o público-alvo (as crianças) e seus desdobramentos para a promoção do debate sobre a formação de espectadores. Para tal efeito, este trabalho se ancora entre os campos de estudo da Pedagogia do Espectador, da mediação teatral e do teatro infantil. Conclui-se o estudo com a elaboração de proposições de práticas artístico-pedagógicas mediadas de fomento à formação de espectadores, compreendendo os movimentos prévio à ida ao teatro, a fruição da obra artística e o encontro a posteriori como possibilidade de atuação em parceria com a circulação do espetáculo abordado. 

Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso