A autoficção e o ensino de teatro
Por uma abordagem mundocentrada na escrita de mim
Palavras-chave:
Teatro, Estudo e ensino, Representação teatralResumo
Nesta monografia, trabalho uma proposta de ensino-aprendizagem em Teatro que tematiza a autoficção (DOUBROVSKY, 2014) em três momentos existenciais: o nascimento, a vida e a morte. Entre teoria e prática, relaciono minhas vivências enquanto discente de Graduação em Teatro e estagiário em Arte numa escola da rede pública de Belo Horizonte a uma abordagem autoral para a pedagogia da Arte (MACHADO, 2023b). Partindo da noção fenomenológica de ser-no-mundo (MERLEAU-PONTY, 1984) que dá relevo à relação íntima entre os entes e o mundo que os cerca, e movido pelas propostas pedagógicas que enfatizam a autonomia criativa do estudante (FREIRE, 2019; hooks, 2017), elaborarei roteiros de improviso (MACHADO, 2014; 2018a) direcionados a uma prática com não-atores de todas as idades. Procurando uma sintonia com novos modos de estruturação do texto dramatúrgico – que ganharam maior
flexibilidade em seu contato com outras expressões artísticas na contemporaneidade –, transitei entre os âmbitos da arte, do mundo e da vida mesma, ensaiando uma poética da performatividade de si que possa ser mundocentrada (MACHADO, 2010a)