A "presença cênica" em sala de aula:
uma discussão sobre o corpo do professor e o processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Presença cênica, Aula, Ensino-aprendizagem, Transferência, TransmissãoResumo
A “presença cênica” neste artigo ultrapassa os limites do teatro e do corpo do ator. A proposta é transpor este conceito para o corpo do professor dentro de sala de aula e a partir daí refletir sobre como ela, a “presença cênica”, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. O foco aqui é pensar a aula por meio da presença física do professor. Para estabelecer tal reflexão me apoiarei nos conceitos de Grotowisk, Ferracine e outros autores para refletir sobre as relações complexas que envolvem o termo “presença cênica”. Por fim, refletir sobre o que é uma “aula” segundo Deleuze, e com isso dialogar seus pressupostos com Grotowisk e o “Teatro e Ritual”. Buscando uma transposição e/ou confluência do universo cênico para o universo da aula por meio da presença física de um professor e também do estudante. E por fim, buscarei refletir sobre as relações que permeiam a “presença cênica” e o processo de ensinoaprendizagem sob a ótica da psicologia e da filosofia deleuzeana.