Um tarô dramatúrgico para a pedagogia do teatro

Autores

  • Lucas Emanuel Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de teatro, Dramaturgia contemporânea, Roteiros de improviso

Resumo

O autor propõe a experimentação da dramaturgia contemporânea na pedagogia teatral com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio de proposições cujo mote é o Tarô Dramatúrgico, cartas com imagens simbólicas, criadas
por ele em 2017. Para tal, apresenta vinte e duas cartas criadas e estabelece relações com a obra Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2016), conectando à noção de dramaturgia contemporânea a partir da obra Léxico do Drama
Moderno e Contemporâneo, organizada por Jean-Pierre Sarrazac (2012), de modo a apontar caminhos para uma dramaturgia da imagem. 

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso