Registros da percepção:
a materialização poética do processo de criação como metodologia para o ensinoaprendizagem em Teatro
Palavras-chave:
Atores do cotidiano, Ensino-aprendizagem em teatro, Movimento pedagógico, Registro, Percepçao, Processo de criaçãoResumo
A utilização de cadernos de processo tem sido um objeto recorrente de estudo nas pesquisas de processo de criação das Artes da Cena. Ao lidar com esses documentos, estamos analisando os rastros do processo do artista que materializa sua percepção
estética por meio do registro. Na pesquisa que deu origem a esta monografia, o autor buscou refletir, com base nos registros do processo de criação do Laboratório de Estudos do Movimento e da Voz (LEMOV), como esse material poético pode ser considerado um recurso metodológico que tece uma rede panorâmica aberta, impulsionada pela dinamicidade do movimento pedagógico. Por meio do registro e de sua performatividade, foi possível verificar procedimentos metodológicos que se encontram nas entrelinhas dos rascunhos do fazer criativo, contribuindo para o ensinoaprendizagem em Teatro. Na busca de exercitar a estruturação de um pensamento teórico sobre um fazer, foi compreendido que o processo de criação apresenta em si, traços pedagógicos.