Mecanismos interartes:

teatro e cinema na escola

Autores

  • Arthur Carvalho Arvelos Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Interartes, Teatro, Cinema, Educação

Resumo

Nesse artigo identificamos o conceito interartes, diferenciando-o dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiartes, utilizando dele para a elaboração, contextualização e reflexão sobre um pensamento
direcionado ao ensino de teatro e cinema na educação básica, tendo como referências, vivências próprias em sala de aula nos estágios e no PIBID, os trabalhos de Rocha (2016) sobre o ensino interartes, comparações próprias e de Martins (2013) sobre o teatro e cinema, tendo a abordagem sócio-cultural trazida por Mizukami (1986) usada para o alicerçamento de Mecanismos Interartes na educação básica. Este texto propõe-se à contextualizar o conceito interartes para a descrição de práticas de alguns mecanismos pedagógicos referentes ao ensino de teatro e cinema para a aplicação na educação básica .

Publicado

2024-09-19

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso