A mediação teatral como recurso pedagógico para o ensino aprendizagem de teatro

Autores

  • Rodrigo Geraldo Marques Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Mediação teatral, Ensino de teatro, Formação de espectadores, Festival de Teatro de Itaguara

Resumo

O presente trabalho refere-se à investigação de uma prática de mediação teatral como recurso para o ensino e aprendizagem de teatro. Esta prática foi realizada no Festival de Teatro de Itaguara/MG. O objetivo central desta pesquisa foi experimentar uma prática de formação de espectadores que estimulasse uma relação criativa entre o palco e a plateia por meio da compreensão da linguagem, da conquista do prazer e da disposição dos espectadores para se relacionarem com os espetáculos. As reflexões feitas aqui apresentam a potencialidade do ensino de teatro fora do contexto escolar, a partir da valorização do prazer da atividade e
do reconhecimento da diversidade do grupo de espectadores. A proposta de investigação se deu em três fases, a primeira delas como mediações após os espetáculos, a segunda como uma oficina após o Festival que denominei “Café Com o Espectador” e a última como entrevista individual com os espectadores participantes desses eventos. Os resultados dessa pesquisa demonstram a validade desse processo na medida em que revelam uma compreensão dos espectadores em relação à apreciação da multiplicidade de elementos da cena e um prazer em falar sobre teatro e participar de eventos teatrais. A pesquisa ainda revela uma necessidade de
continuidade das práticas de mediação a fim de buscar uma efetiva postura autoral na atividade apreciativa.

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso