Cenas, sujeitos e opressões:
o teatro do oprimido numa experiência pedagógica e suas reverberações
Palavras-chave:
Teatro do oprimido, Teatro forum, Ensino de teatro, Teatro políticoResumo
Esta monografia resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com alunos da turma de teatro e com o grupo de mulheres da Casa Sr. Tito, ONG localizada no bairro Palmital, em Lagoa Santa–MG. Esse estudo desenvolve um exercício
analítico, interpretativo e reflexivo sobre o uso do TO, à luz da proposta de Augusto Boal, num processo de criação e de ensino e aprendizagem com sujeitos em situação de opressão. Foram utilizadas as abordagens etnográfica e autoetnográfica como metodologia para realização e sistematização desta pesquisa. Nesse sentido, são descritos e analisados alguns procedimentos utilizados para mapeamento das opressões vividas pelos alunos e para apreensão de conceitos-chave do Teatro do Oprimido. É introduzida, ainda, a estrutura dramática do Teatro - Fórum, cujas bases atravessaram a etapa de criação dramatúrgica. Por
fim, reflete-se acerca das reverberações do TO no cotidiano dos sujeitos envolvidos nesta poética. O estudo leva a coadunar com a perspectiva de que não há segmentação entre arte e vida, compreensão sustentada por Augusto Boal, criador do TO, e que, aqui, é reflexo da prática com os alunos. Logrou-se, com o processo, interferir numa dada situação de opressão vivida pelos moradores do bairro, gerando transformações inclusive nos participantes do processo.