Cenas, sujeitos e opressões:

o teatro do oprimido numa experiência pedagógica e suas reverberações

Autores

  • Marilene Aparecida Batista Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Teatro do oprimido, Teatro forum, Ensino de teatro, Teatro político

Resumo

Esta monografia resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com alunos da turma de teatro e com o grupo de mulheres da Casa Sr. Tito, ONG localizada no bairro Palmital, em Lagoa Santa–MG. Esse estudo desenvolve um exercício
analítico, interpretativo e reflexivo sobre o uso do TO, à luz da proposta de Augusto Boal, num processo de criação e de ensino e aprendizagem com sujeitos em situação de opressão. Foram utilizadas as abordagens etnográfica e autoetnográfica como metodologia para realização e sistematização desta pesquisa. Nesse sentido, são descritos e analisados alguns procedimentos utilizados para mapeamento das opressões vividas pelos alunos e para apreensão de conceitos-chave do Teatro do Oprimido. É introduzida, ainda, a estrutura dramática do Teatro - Fórum, cujas bases atravessaram a etapa de criação dramatúrgica. Por
fim, reflete-se acerca das reverberações do TO no cotidiano dos sujeitos envolvidos nesta poética. O estudo leva a coadunar com a perspectiva de que não há segmentação entre arte e vida, compreensão sustentada por Augusto Boal, criador do TO, e que, aqui, é reflexo da prática com os alunos. Logrou-se, com o processo, interferir numa dada situação de opressão vivida pelos moradores do bairro, gerando transformações inclusive nos participantes do processo.

Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso